Clube de Leitura

Clube de Leitura

A ideia da criação de um Clube de Leitura para o Agrupamento de Escolas da Nazaré surgiu entre os docentes do grupo de recrutamento de Português, após uma análise das principais dificuldades evidenciadas pela generalidade dos alunos ao nível da compreensão da leitura e da expressão escrita.
O Clube será não só uma forma de fomentar ou manter entre os alunos o bom hábito de ler livremente e com frequência, mas também uma forma de atingir as diferentes áreas de competências do perfil dos alunos, sobretudo as que se prendem com os alunos enquanto leitores, comunicadores, questionadores, sabedores, cultos e informados.
Num mundo cada vez mais digital com inegáveis vantagens, mas que também nos afasta de antigos hábitos, o contacto com a biblioteca, com o papel, com o cheiro dos livros é algo que precisa de ser incentivado às novas gerações. A urgência da Leitura e de todos os benefícios a ela inerentes (desenvolvimento cognitivo, formação de juízos críticos, aumento do vocabulário, melhoria das competências de escrita) são fundamento deste “Clube de Leitura”.
O clube terá como destinatários os jovens do 2º e 3.º ciclos, uma vez que se deve começar cedo nesta demanda de incentivar o gosto pela Leitura. No entanto, as portas do Clube estão abertas a quem quiser participar nele, uma vez que é com a troca de experiências e ideias que os projetos crescem.
O clube funcionará preferencialmente desde o início do ano letivo e em articulação com a biblioteca escolar.

Objetivos do Clube de Leitura:
● Estimular o interesse e o prazer pela leitura;
● Desenvolver hábitos de leitura em alunos de 2.º e 3º ciclos;
● Ampliar as bases literárias dos estudantes;
● Promover a reflexão e a discussão sobre laços que unem a literatura a outras áreas (história, arte, entre outras) em textos de autores portugueses e estrangeiros;
● Desenvolver as competências de vários tipos de leitura – silenciosa, expressiva e dramatizada;
● Estimular a imaginação, o raciocínio lógico e o espírito crítico;
● Estimular a troca de pontos de vista sobre leituras realizadas, temas propostos a partir de uma leitura, autores;
● Desenvolver a concentração e o vocabulário;
● Desenvolver a competência de expressão oral;
● Favorecer a expressão de sentimentos, emoções e opiniões. Público alvo: alunos com dificuldades de leitura / alunos com manifesto interesse em trocar opiniões e experiências acerca das leituras realizam.


Nº de membros: ilimitado Coordenadora: a definir

Divulgação do Clube: diretamente através dos professores de português; através de “provocações” espalhadas pela escola, com destaque para a Biblioteca Escolar; e/ou através de comunicação escrita a circular pelas
turmas.

Dinamização das atividades /funcionamento:
● Reuniões a realizar na Biblioteca / Leituras em voz alta e dramatizadas a realizar em espaço convidativo, consoante o horário definido para a atividade.
● Dinamização por um par pedagógico ou pelo(a) professor(a) Bibliotecário(a).
● Em simultâneo com a divulgação ficam abertas as inscrições no “Clube de Leitura”.
● Para que haja eficácia pedagógica, pretende-se que os membros do Clube leiam, no mínimo, duas a três obras/textos literários até meados do 2º  semestre.
● O professor de português dos discentes será informado da inscrição do seu clube, bem como do desempenho leitor (apresentação de livros,
participação em debates, contributo para a reflexão de tópicos/ temas discutidos).
● Cada membro poderá ter um cartão de presença, cujo verso seria carimbado/ assinado a cada presença.
● Alternância de sessões de leitura em silêncio, a realizar na biblioteca, com sessões de leitura em voz alta, a realizar noutro espaço convidativo.
● Havendo a possibilidade, o Clube poderá ser dinamizado de diferentes formas:
- Numa sessão (50 minutos) estarão alunos com maiores dificuldades de leitura e/ou interpretação; noutra sessão (50 minutos) haverá alunos, cujo interesse pela leitura é maior, a quem se permitirá uma maior autonomia na escolha de obras a ler.
● Havendo sessões presenciais, ao longo do ano letivo, os alunos poderão escolher os seus próprios livros/ textos, de entre um tema comum, quer seja um mesmo autor, género ou época.
● Haverá sempre lugar à apresentação das leituras realizadas mensalmente, que poderá ser seguida de uma discussão informal e trocas de impressões acerca das mesmas (havendo vários alunos a ler o mesmo livro).
● Não sendo possível a dinamização em sessões, tal como descritas anteriormente, haverá lugar ao lançamento mensal, pelos dinamizadores, de desafios de livros adequados aos alunos de diferentes níveis de escolaridade. No final de cada mês, o Clube disponibiliza um formulário online com questões a que os membros do clube deverão responder. Os resultados dos formulários serão publicados na página da Biblioteca Escolar e o discente que obtiver melhor cotação no questionário, poderá ser contemplado com uma lembrança simbólica (bloco de notas, caneta,…)
● Os alunos poderão completar as apresentações com a escrita de um texto de apreciação crítica.
● Uma vez efetuadas as leituras, poderá haver lugar à comparação da obra lida com um filme ou uma música subsequente, na qual se inspiraram.
● Os alunos receberão um certificado final de participação no Clube com a informação de todos os livros lidos e apresentados.

Outras atividades:
● Os alunos serão incentivados à criação de vlog /podcast de leituras e sobre as leituras realizadas e impressões críticas dos livros.
● Os alunos mais interessados em teatro, poderão organizar-se, de forma a, no final do ano, encenarem algumas leituras para apresentar a outras turmas.

Recursos:
● Livros (a definir o processo de aquisição em colaboração com a biblioteca);
● material de desgaste;
● recursos digitais.

Horário:
● 6ª feira - das 10:20h. às 11:10h., das 11:20h., às 12:20h. e das 13:20h. às 14:10h.


Imprimir