Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

A 27 de janeiro o mundo comemora o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (Memoshoá), assinalando a libertação do maior campo de concentração e de extermínio nazi de Auschwitz-Birkenau, onde perderam a vida mais de 1,1 milhões de pessoas entre 1940 e 1945.
A 22 novembro de 2023, um grupo de seis estudantes e dois professores do Agrupamento de Escolas da Nazaré, no âmbito de uma mobilidade Erasmus+, visitaram estes campos. As fotografias agora apresentadas, retratam o olhar desses estudantes e professores.
“Se um lugar falasse à consciência de um homem do século XXI, este lugar seria Auschwitz-Birkenau…(um) dos grandes centros do Holocausto.(…)
Se o mundo que queremos criar pretende ser mais seguro, pacífico e mais aberto, é imperativo continuar a ter presente de forma profunda, a autenticidade do Memorial de Auschwitz-Birkenau.
Ninguém pode mudar o passado. O futuro, porém, está nas nossas mãos. (…) Ajude-nos a alertar o homem contra si mesmo. Não deixe a história ficar em silêncio. Salve a memória.”
Dr. Piotr MA Cywiński, Presidente da Fundação Auschwitz-Birkenau

Num ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril de 1974, é tempo de comemorar a Liberdade, em Democracia, nunca esquecendo o passado.

Auschwitz